Superado o assalto em Itaquera, o Grêmio voltou ao campo ontem, pra enfrentar um adversário direto na briga pelo título pela vaga na Libertadores.
Repetindo a escalação (e quase todas as substituições, o Grêmio começou a partida de forma avassaladora, marcando o logo no começo, aos 10 minutos de jogo, com João Pedro. Um chute cruzado que acertou a bochecha (que palavra engraçada) da rede. Um sucesso!
Depois disso, ah meus amigos e amigas, foi um abafa… do Palmeiras…
O mapa de ações da SofaScore dá uma boa ideia. Funciona assim: Se a barra estiver verdinha, para cima, foi ataque do imortal. Se pra baixo, do visitante, no caso o Palmeiras. Se liga:
Primeiro Tempo
Na primeira etapa, o Grêmio dominou as ações do jogo, até o momento do gol de João Pedro. Até então, a posse de bola era inclusive favorável ao imortal, que liderava também em quase todas as estatísticas.
Após o gol, gradualmente o Palmeiras começou a emparelhar a partida, e acabou com números e desempenho melhores, com mais finalizações, posse de bola, e quase todo o resto.
Apesar disso, foram poucas as reais chances de empate, com bolas passando em frente ao gol, ou sendo cortadas na hora do chute. Sobrevivemos bem.
Notícia ruim para nosso zagueiro Rodrigo Ely, que saiu machucado perto do intervalo.
Segundo Tempo
O abafa foi grande, e continuou por quase toda a segunda etapa, com raros momentos de escapada do tricolor.
Renato repetiu o plano do jogo contra o Corinthians, e de cara saiu com Ferreira e Galdino, nos lugares de Nathan e Cristaldo. Diferente da última partida, as mudanças não fizeram muita diferença, e o tricolor ficou lá atrás, sobrevivendo.
Entre as muitas chances criadas por eles na segunda etapa, destaque para a cabeçada do Gustavo Gomes, no travessão, que contou apenas com a observação de todo nosso sistema defensivo, que torceu junto com toda a nação gremista, para que a bola não entrasse. Detalhe curioso que até o goleiro Weverton estava ali na área, tentando alguma coisa.
Um pouco depois, Villa foi expulso com o segundo cartão amarelo, ao impedir um contra-ataque.
E agora?
Voltamos ao terceiro lugar, 1 ponto atrás do Palmeiras, e ainda na luta pelo campeonato. Difícil de especular no momento, mas um sinal positivo de reação da equipe, que correu bastante e demonstrou o espírito que todo mundo que torce para o Grêmio espera. Seja no abafa inicial, seja suportando a pressão, não faltou entrega.
No geral, todo o time foi bem, conforme dá pra ver na classificação da plataforma SofaScore, com destaque para Bruno Uvini, que entrou no segundo tempo (e não está na imagem), com uma nota 7.0.
Confere aí os melhores momentos da partida!